Diário da Dieta: Manter é mais difícil que perder

Faz tempo que não falo sobre dieta e exercícios aqui no blog, né?! Pois é…mas vou explicar o que aconteceu! 😀

Para quem acompanha o “Diário da Dieta” desde o começo, sabe da minha rotina alimentar e física, mas as coisas mudaram um pouco nesse último mês.

No começo do ano me mudei, e no meu bairro são poucas as academias menores, o comum aqui são academias grandes como Bio Ritmo, Runner, Competition etc.

Como eu não estava afim de investir o triplo do que eu pagava em uma dessas, optei pela “academia de bairro” e putz…pior coisa que eu fiz na vida.

Sabe quando a academia não te motiva? O espaço, os profissionais e as aulas dadas não te fazem querer ir? Aconteceu isso comigo, fui durante 20 dias e larguei mão.

Eu acordava 6h da manhã para ir malhar, chegava na academia e não tinha esteira disponível (eram SEIS esteiras!). A professora de jump não motivava, e como na academia não tinha o programa “Body Systems”, ela acabava dando um mix qualquer que pra mim não fazia o menor sentido.

O barato saiu caro e eu percebi que com certas coisas não adianta querer economizar. Paguei metade do valor de uma academia top, e sinceramente? Antes eu tivesse pago o preço da top mesmo pois estaria feliz com a estrutura.

Vou tentar me matricular em uma grande mesmo, e ir malhar feliz e motivada pois isso com certeza é a melhor coisa que tem.

Mas Claudinha, e o seu peso e a sua alimentação?! 

Todo mundo sabe que quando resolvi entrar nesse de emagrecer, coloquei na minha cabeça que a minha relação com a comida tinha que mudar. Pra mim dietas malucas não funcionam, e eu optei por escolhas saudáveis…assim consigo manter a vida inteira.

Claro que de vez em quando eu escorrego, mas isso é normal né? Sou humana e não vou abrir mão de tomar uma cerveja no final de semana, mas claro que não preciso enfiar o pé na jaca.

Depois de meses controlando a alimentação, percebi que manter o peso conquistado é muito mais difícil que emagrecer. Quando estamos focadas no emagrecimento/dietas achamos que essa é a parte mais difícil, mas pra mim foi a mais fácil.

Atualmente estou com 60.2kg, e meu peso varia entre 60kg e 60.7kg (tenho 1.59m). Meio louco isso, mas acredito que é normal sabe? Faz 1 mês e pouco que parei com a academia e estou sentindo muita falta. Sabe quando algo não está completo?

Acho que mesmo que a pessoa não queira mais emagrecer, o exercício físico é importante, pois garante uma vida saudável e evita outros problemas gerados pelo sedentarismo. Não dá para desistir, né?

Tenho controlado minha alimentação, afinal não estou indo malhar e acredito que optar por coisas saudáveis é a melhor coisa sempre. Aqui em casa por exemplo, eu só compro produtos lights, sem açúcar e isso já virou um hábito.

Quando tenho vontade de comer bolinhos (tipo Ana Maria), também opto pela versão light. Claro que o bolinho é calórico, mas o que eu quero passar pra vocês é que dá para adaptar, e viver de produtos lights sem o menor problema! 😀

Sobre os exercícios, ainda quero emagrecer mais uns 5kg (tem muita gordura na barriga, pernas e costas pra queimar!!) e depois fortalecer tudo. Espero que dê certo, né? 😀

O importante é ficar de olho na alimentação, pois é um dos pontos mais importantes nesse processo todo. Mesmo com o seu objetivo alcançado, é preciso se controlar para manter o peso durante a vida toda. 😀

Como vocês estão no projeto #DiariodaDieta? Sentiram falta dos posts?!

Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Claudinha,

    Eu acho que deves investir mesmo na academia, depois que a gente acostuma, sente falta mesmo, eu adoro, não vivo mais sem! E é aquela coisa né, não é um gasto desnecessário, é um investimento em vc.

    Beijos

  2. Nossa, Claudinha, senti muita falta! Ontem inclusive entrei no seu blog pra ver se tinha novidade sobre o assunto.

    Também estou nessa e fiz a mesma coisa que vc, Reeducação Alimentar. Aliás, acho que é essa a receita de sucesso quanto se trata de emagrecimento. Já perdi 9 kilos e quero perder mais uns 2 só p garantir e o resto é localizada mesmo, aí só com exercício.

    Academia não dá mesmo pra economizar, eu entrei em uma meio termo agora, não é pequena, mas não é uma BioRitmo. Vou fazer 6 meses e se não der, parto pra BioRitmo que é bem perto de casa!

    Continue se cuidando que, além de estar linda, você mega motiva outras pessoas.

    Beijinhos

  3. Nosssaa senti muita falta sim,por favor faça mais vezes,rsrrs, eu mudei minha alimentaçao tem dois meses ja perdi 6 kilos graças a deus,e tenho que perder mais 20,mais devagar e sempre né. Façoacademia todos os dias e tb reducaçao alimentar e faço parte do grupos das meninas do face que é o plano de vida que é um grupo fechado antes era o plano de verão mais esse era aberto nao queria q todos ficassem sabendo da minha vida atletica (gorda).kkk. e tb faço parte do grupo E.u, Emagrecendo Unidas,tb muito bakana incentivo lá é matooo..Entao pasei p dizer que mudei minha alimentaçao graças a vc incentivo,hheehhhee.. bjs.te adorooooooooo..

  4. Não desista Claudinha, os resultados no teu corpo foram evidentes e tu está cada dias mais linda!
    Força na peruca! hahahaha
    Beijos

  5. Claudinha ir a uma academia legal e consumir produtos mais saudáveis pra mim não é gasto, é investimento. Vc realmente fica mais disposta, mais bonita, mais feliz e mesmo q esporadicamente vc se entregue a alguns prazeres , acho q na verdade isso Tb faz parte, eu adoro comer, adoro doces e Junk food e me permito chutar o balde em uma refeição por semana q geralmente acontece sábado, afinal, não precisa radicalizar pq o q ferra mesmo com a saúde e o peso é o habito e não um refrigerante ou um hambúrguer q vc come 1 vez na semana. Adoro suas dicas de beleza e fico muito feliz de vc dividir Tb suas dicas de saúde. Bjs e Sucesso!

  6. Oi querida amiga! compartilho da sua luta e dor para emagrecer rsrs eu tinha um corpo até bonzinho, mas depois que casei engordei alguns kg em um ano ! Entrei em desespero, então fui procurar academias e sinceramente, ainda bem que não fui para academias pequenas! Me matriculei na Contours que é só para mulheres e estou AMANDO é um programa simples e rápido que faz com que meu dia renda mais!Beijos e perseverança devagar e sempre! E a cervejinha ajuda a manter a dieta! RS RS

  7. Amo o diário da dieta!
    Eu fiquei só 3 semanas em fevereiro sem academia pq troquei e achei demaaais! Também não engordei, mas agora tá cada vez mais difícil manter… o negócio é continuar se alimentando bem, diminuir as “escorregadas” e malhar bastante!
    Espero que consigas alcançar teu objetivo! Corre pra se matricular na academia grande pq é ótimo! 😀
    Bjs!

  8. Oiiii! 🙂

    Não adianta, investir em uma boa academia com uma boa estrutura e ótimos profissionais é fundamental pro nosso desempenho. Também já tentei ir nessas academias de bairro e achei uma bost* literalmente. Não tinha instrutores pra acompanhar, ou se tinha, não sei quem eram. Olha, era uma droga! Fora que eu nem levava a sério, eu ia porque minha amiga ia, então… já sabe né!?
    Muito melhor pagar mais caro por um bom atendimento, a recompensa é mil vezes maior!

    Beijosss

    • Nossa, é fogo né?
      A minha antiga era pequena, mas nossa…os instrutores eram muito atenciosos, e a prof de jump era mara!!! E eu achava que aqui seria melhor..pfff…
      Não tem jeito, certas coisas tem que pagar o preço mesmo..
      Beijos

  9. Bom, queria só te da os parabéns pela atitude de mudar o habito alimentar….o mais difícil é esse, o querer mudar. Mais uma coisa, para os seus resultados serem mais satisfatórios vc deve se lembrar…70% é a dieta e os outros 30% os exercícios…manter vai se tornar bem mais fácil qnd seu corpo se habituar ao seu novo peso e estilo de vida, o q normalmente leva uns 6 meses (sem ficar naquele efeito sanfona)…entao, força na peruca e volte para os exercícios! =) Todo esse processo a longo prazo é por uma vida inteira mais satisfeita, saudável e feliz! Bjos

  10. academia pequena não dá não.. a minha é de bairro mas é top, estilo body tech.. motivação é tudo! se eu não vou parece que tem algo faltando tbm! isso é muito bom 🙂

  11. Com certeza, Claudinha, manter é bem mas difícil do que emagrecer. De acordo com um endócrino de uma amiga, depois de chegar em seu objetivo vc precisa manter o mesmo peso durante 3 anos. Dessa maneira, engordar novamente será muito mas difícil, afinal, seu cérebro e corpo já se acostumaram com seu novo peso. Portanto, durante 3 ou 4 anos é estritamente necessário manter o mesmo peso. Isso não quer dizer que vc oscilar entre 6.0 e 6.7 vá te prejudicar, afinal de contas, essa variação é extremamente normal. Nem todo numero a mais na balança é sinal de “GORDURA”, pode ser água, massa magra, ciclo menstrual, etc. Compra uma balança e uma fita métrica, isso ajuda muito. Mas não pode se pesar todos os dias, senão fica paranoica e isso faz mal tbm. Acredite, o segredo é, comer de tudo, mas em pouca quantidade e não deixar academia. E sempre se policiar quando exagerar. Em um blog de emagrecimento que eu acompanho, a menina (agora mulher) emagreceu 43kg em 3 anos desde 2003, ela passou por várias fases, voltou a engordar novamente uns 12kg por conta de uma gravidez problemática mas emagreceu novamente. HOje em 2012, depois de tantos anos, ela se sente segura em dizer que aprendeu a comer e disse que não engorda novamente. Emagrecer e manter é o processo de uma vida inteira!
    Sucesso para vc, eu tbm estou na luta e vou conseguir. Beijos

    • É então, mas é difícil né?
      Eu me peso constantemente, já perdi o medo da balança e o grande segredo é ficar de olho né? Até queria comprar uma balança, mas acho que vou ficar meio paranóica, sabe? Vou ficar me pesando todo dia..ahahaha..mas a fita métrica eu preciso comprar mesmo!!!
      Beijoss

  12. Concordo com vc Clau!
    Eu tbm comecei uma dieta fazem uns meses, mas a minha dieta é igual a sua: REEDUCAÇÃO ALIMENTAR PARA A VIDA TODA!

    Um docinho uma vez por semana não mata ninguém não!
    Tudo com moderação né!?

    BjO..

  13. Oi! Entendo que e duro pro bolso pagar tanto $$$,mas acho que no final vale muito a pena,passei pelo mesmo problema que você.Sai da Bio e fui pra uma de bairro,paguei 3 meses e o instrutor nem olhava na minha cara,atenção zero sabe.
    A professora de Jump e Bike fazia movimentos com as mãos e nunca fazia aula junto.
    Voltei correndo e jurando que academia meia boca nunca mais!

    Beijos

    • É um saco né? Parece que vc tá pedindo um favor pro cara, e meu…vc tá pagando, é obrigação dele ajudar.
      Na que eu fiz eram poucos intrutores, e quase não davam atenção sabe? Antes eu tivesse pago o dobro do valor na Bio mesmo…
      Beijos

  14. claudinha vc é uma inspiração pra mim, comecei meu diário de dieta a 1 mês, estou indo a academia e fazendo dieta (na medida do possível), até agora os resultados ainda são poucos, procuro não ficar tão ansiosa e nem fico me pesando sempre… Esses seus posts ajudam mt a gente, espero que vc poste mais coisas a respeito para continuar nos dando força 🙂 E repito: vc é uma grande inspiração pra mim 🙂

  15. É bem difícil perder a barriguinha mesmo, eu sou magrinha mas tenho uma pancinha! Heehee. Mas nunca desista!

  16. Oi, Claudinha

    Tudo bem?
    To nessa dificil batalha pra emagrecer e ta muito embaçado.Mas essa semana resolvi dar uma basta e mudar meus hábitos.
    Tenho 1,70 e 75 kilos, quero chegar pelo menos aos 68 kg.
    Quando vc começou a sua dieta vc tava com quantos kilos? E há quanto tempo vc esta´na luta pra perder peso?
    Se vc me olhar vai dizer q sou magra mesmo, mas meu problema é que tenho muita barriga, e não é exagero.

    bjus e se cuida

  17. Comecei dia 1 de março e já perdi 5kg. Tb adotei sua ideia de nao se sacrificar e se permitir uma cervejinha ou algo do tipo ns fins de semana, Tenho pedalado apenas e já sinto tudo melhorar. Antes emagrecia 10kg por mês mas engordava tudo de novo, RA é tudo!

    Comprei um livro chamado “Eu não consigo emagrecer” e ele tem me ajudado bastante, se quiser algo bacana e leve ele é uma boa opção!

    • Ahh que bom Pam!
      Acho que esse é o segredo, muito mais fácil vc se permitir um deslize ou outro, do que dizer ‘nunca mais vou comer tal coisa na vida’, pq além de não funcionar..ainda vem aquele sentimento de culpa! =/
      Beijos

  18. Nossa que louco isso! Acabei de responder a um post no 2beauty sobre dieta, e entro aqui e pá, mesmo assunto.
    Estou encarando isso como um aviso! hahahahaha
    Bom eu estou muito acima do meu peso (15kg) e achei que poderia viver assim, mas não consigo, não me reconheço, fico deprimida, mas por mais estranho que pareça eu não consigo achar ânimo pra fazer dieta, odeio academia e não há nada que me faça mudar de idéia. Odeio tb ter que deixar de fazer as coisas que gosto e me policiar o tempo todo….
    De qualquer maneira é muito positivo pra mim ler o que escreveu. parece que de alguma forma eu estou aos poucos construindo minha coragem de mudar meu corpo e meus hábitos. Por favor não pare de contar sua experiência!! bj

    • Ahh não, não faça isso com vc!!!
      Busque inspirações, se motive!! Ser feliz é o que importa, e se vc não se sente bem com o seu peso, nada mais justo do que mudar isso né?! 😀
      Beijos

  19. Nossa, não acredito, finalmente encontrei alguem que me entende. Eu morava em Floripa e era viciadona na minha academia. Me mudei pra uma cidade minuscula no interior de São Paulo, e não encontrei nenhuma academia no nível da minha antiga…resultado, to há um ano parada. Achei que fosse frescura minha, aliás todo mundo disse que era frescura! Mas não dá, eu ficava deprimida só de entrar! Realmente voce pode pagar bem mais caro, mas aproveita muito mais…eu que não tenho saída, já que por aqui não tem academia boa 🙁

    • SUUUUPER TE ENTENDO!!!!
      Não é frescura não, a estrutura do local e a qualidade dos profissionais fazem toda a diferença. Nada melhor do que malhar em um lugar que a gnt gosta, e se sente bem!! 😀
      Beijos

  20. Também estou na manutenção e realmente é difícil, porque não tem mais o estímulo de ver a perda de peso. Eu relaxo, mas fico preocupada e meio paranóia também, achando se não estou comendo demais ou muita porcaria. O que estou tentando fazer é o mesmo que você, deixar a “porcariada” pro fim de semana!

  21. Claudinha!
    Não desanime! Eu também já passei por isso. Moro em Brasília e sempre frequentei academias de ginásticas. (Nunca fui marombeira) Mas é um estilo de vida. Certa vez, tive um namorado que reclamava que eu malhava longe de casa, gastava muito caro e blá, blá, blá…fui malhar perto de minha casa (nessas academias meia boca, não durei 2 semanas). Enfim…o namoro acabou, voltei a frequentar academias boas. Atualmente não tenho o corpo dos sonhos, até pq não abro mão de umas (várias) caipiroskas e choppinhos no fds, mas obesa não estou.
    Bjos e boa sorte!!!

  22. O Diário da Dieta do blog me inspirou e ajudou com a minha própria dieta. E eu acho que quando se começa um programa de emagrecimento, nada melhor do que contar com o incentivo de uma amiga entrando no clima, então… sim, senti falta do #DiáriodaDieta! 😀

  23. Eu fazia exercícios mais pra controlar a tpm e ganhar massa muscular, eu tenho um pouco de dificuldade é pra engordar 😀 Tb fui nessas academias do bairro. Fui em 2 e numa fiz uma maldito plano de 6 meses e acabei indo só 1 mês e meio. Era muito ruim, nunca tinha esteira livre e tinham coisas que ficavam no alto e eu baixinha não alcançava. Pedia pra um dos estagiários me ajudar e faziam de mal gosto. Msm coisa com as máquinas complicadas. Faziam uma série de exercícios e na outra semana já queriam que eu soubesse todos aqueles nomes. Ai desisti, vou fazer natação que é minha paixão. Bjo e boa sorte

    • Sei bem como é isso viu, Karine? A sorte é que eu paguei mensal só..pq já sabia como era ali, e não pretendia ficar muito tempo malhando naquela academia.
      Mas é um saco né??? =//
      É frustrante e desmotiva qualquer um!
      Beijos

  24. Adorei saber que vc tem a mesma altura que eu!!! eu cheguei a ver o 60 na balança, mas não por muito tempo, fiquei 2 anos entre 62 e 63, e depois de algumas mudanças na minha rotina, eis que vejo os 66kg, que bos**, que raiva…
    Quanto a academia, não tem jeito mesmo viu, a melhor época pra mim, foi quando fiz uma top, vc não enjoa pois acaba é faltando tempo pra tanta coisa legal que tem pra fazer, mas agora ela está na faixa dos 200,00 e como consegui o milagre de convencer meu marido a fazer comigo, vou ter que optar pela do bairro que sai por 60,00…senão marido desiste…

  25. Claudinha, estou chocada, venho te acompanhando faz um tempo e nunca tinha visto a tag Dieta, hoje entrei para dar aquela espiada básica e estou surpresa, meus parabéns, você é uma vencedora, faz um bom tempo que estou nesta luta, mas nunca levo totalmente a sério, tenho hipotireoidismo e é claro que sendo assim preciso e devo me exercitar, mas sempre tem algo que me desmotiva, já comecei várias coisas, mas foi ótimo ver que deu certo com você, me motivou e lá vou eu denovo….rsrsrs
    Beijooos

  26. Gostei mto do post Clau,e concordo mto com tudo q vc disse,eu preciso voltar a malhar,é mto bom a gente se sente bem mais disposta! A academia faz toda diferença,eu vou voltar pra mesma q fica perto de casa,é bem mais cara,mas é mto boa e os professores ficam em cima,é bom assim!
    Vai em frente,vc está indo mto bem e com certeza vai valer a pena!
    xoxo (:

  27. Meu primeiro coment…yey!!!
    Eu faço academia na Bio Ritmo, e mesmo pagando mais caro, compensa porque os professores te acompanham sempre, mudam seus exercícios quando precisam e dão o apoio e estímulo para continuar com o programa.
    Comecei em janeiro/2012 e perdi 3kg e muitos centímetros (a menos)na cintura. Ganhei 1kg de massa muscular e o condicionamento físico melhorou 100%.
    Mas não perde o pique não. Enquanto não acha uma academia, faz corrida e caminhadas pelo bairro. ^^

  28. Claudinha,

    o “tipo” de academia faz toda a diferença, realmente. Assim como você, exercícios hoje, para mim, são essenciais, independente de emagrecimento. Incrível como uma aula de jump tem a capacidade de tirar qualquer coisa ruim que tenha acontecido no meu dia! Concordo plenamente contigo, que bem mais difícil do que perder o peso, é manter esses kilos eliminados. Mas não desistamos, hehehehe! Estar dentro do peso ideal para a própria altura, não tem preço!

    • Eu amo jump, e super me decepcionei com a prof daqui.
      Sabe aquela prof que não pula junto? Não corrige os movimentos errados dos outros? pois é…ninguém merece!!! =/
      Beijos

  29. Nossa, eu já prefiro as academias menores! Acho mais simpáticas, sempre tem uma vizinha para ir junto e não tenho que ficar me preocupando com roupa! kkkk Já fiz academia em lugares maiores e era muito chato isso: as pessoas estavam mais preocupadas em se aparecer que em fazer exercícios, em fim! Bem, cada um tem uma opinião, né? E acho que a gente tem que frequentar a academia em que nos sentimos bem, que não seja muito longe de casa, para não desistir.
    Parabéns pela força de vontade. Sou magrinha, mas sempre vejo seus posts sobre o assunto e sempre tem alguma diquinha que me serve também!
    Um grande beijo

    • Simmm, mas não é esse o problema, pra mim foi a falta de estrutura do lugar. Muito ruim isso sabe? De vc querer malhar, e perder um tempão pq não tem aparelho, e etc..
      Beijos

  30. Olá Claudinha!! Nossa adoro esses seus posts sobre a dieta! Já te contei em outros da serie que você me incentivou muito a procurar uma nutricionista e começar a cuidar mais da minha saude! Hoje, depois de 2meses já perdi 3,5kg! E agora só faltam 3,5kg!rs Já foi metade pra minha meta inicial, depois vou avaliar se acho que precisa mais! Mas o que me importa é que estou mais saudavel!=D Estou suuper feliz e animada!beijoss

  31. Uaiiii aqui na minha cidade magrinha, de peito grande e coxa grossa é gostosa! hahaha Adoro o blog e vc!Continue assim pessoal e profissional super bem sucedido!
    bjoss!

  32. Claudinha, tenho praticamente sua Altura (1,58), peso 55 Kgs e tenho 13 anos.. Até meados dos 12 fui “beeeeeem” gordinha! Cheguei a pesar 65 kgs, o que é muito para uma “criança” de 12.

    De lá pra cá, emagreci uns 7 kgs..E não foi fácil. Abri mão de tudo que eu gosto: Bolacha Recheada, Salgadinho, etc.. e comecei a comer em menor quantidade. Como SEMPRE gostei de Legumes e Verduras, ficou bem mais fácil seguir uma Dieta.

    Como não faço Exercícios Físicos, evito o MÁXIMO comer essas besteiras, mas ás vezes fica difícil e acabo saindo um pouco da “Dieta” 😛 .. Sempre que essas “Puladas de Cerca” Acontecem, recompenso no dia seguinte ou nas próximas Refeições.

    Claudinha, que tal postar sua Alimentação Diária? Seria uma boa para quem quer seguir direitinho uma Dieta, e ter resultados ÓTIMOS iguais os seus 😉

    Beijo! =*

    • Oi Anne!
      Ah com certeza, acho que cortar todas as “besteiras” é o primeiro passo, e realmente funciona.
      Então, mas a minha rotina é meio maluca, não é todos os dias que cozinho, acabo comendo fora (mas sempre coisas saudáveis) então fica difícil..mas vou tentar ok!? 😀
      Beijos

  33. sou estudante do 3º ano de Nutrição e, mesmo ñ sendo formada, acho que posso arriscar uma dica: meninas, ñ troquem tudo da alimentação por produtos lights e/ou diets. em alguns casos eles podem ter bastante sódio (que eleva a pressão arterial e causa retenção de líquido). fora que os produtos dietéticos Ñ servem para emagrecimento, mas sim para os indivíduos que têm, por exemplo, diabetes 😉

  34. Oi Claudinha!

    Você já pensou em fazer Muay Thai?
    Dizem que o resultado é rápido, ainda mais pra você que “consegue” ter uma alimentação saudável!
    Faço academia há alguns meses, faço aulas de Pump, Localizada e Abdominal, controlo minha alimentação (sou vegetariana e almoço em restaurante veg.) e sim, se vê algumas melhoras, mas ainda falta muuitoo! Por isso estou pensando futuramente em partir pro Muay Thai!

    Adoro seu blog, sempre dando dicas ótimas e esclarecendo duvidas 😉

    Beijos!

  35. Concordo com você, o mais complicado é manter o peso…
    Também quero perder uns 5 quilos, engraçado, vc falou “das costas” e é uma coisa que me incomoda muito, mas ouço falar muito pouco!
    Um dia adoraria usar um vestido com um bonito decote nas costas! espero não ter que esperar até chegar aos 60 anos, pois aí não vai dar!!!
    Boa sorte!

  36. Ai claudinha,eu te acho muito guerreira! eu admiro vc e sou sua leitora e telespec de videos desde os primórdios.
    Assim, eu tb to meio q passando por essa situação.
    Esse ano de 2012 coloquei para por fervorosamente todas as minhas metas em dia.inclusive corporALmente.Estou nessa fase agora das costas com algumas gordurinhas moles porém estilo falsa magra sabe? eu queeeero muuuuuuuuuito perder isso. Ainda morro d evergonha,nem passa pela minha cabeça vestir um biquine ainda. Tb quero tirar essas pelinhas do meu braÇO q foi a parte mais dificil de emgrecer e eu ainda acho ele um pouco gordinho.Perdi 13 kg,agora estou com exatos 62 tb..por isso quis comentAR.Tenho 1.67altura,minha meta é chegar aos 52 (quem dera e vou conseguir). Pena q nao tenho condições atualmente de fazer uma academia ,tenho me exercitado em casa. Beijos