Diário da Dieta: Os alimentos que eu mais tenho consumido!

Se eu ganhasse 1 real a cada comentário perguntando o que eu como no meu dia a dia, já teria comprado um apartamento! Hahahaha…

Brincadeiras à parte, eu entendo a curiosidade de vocês, mas confesso que como coisas tão simples que provavelmente você também já coma.

Lógico, que a diferença é o modo de preparo, mas pra isso tem que deixar a preguiça de lado e procurar receitas na internet né? Ninguém nasce sabendo, tudo é uma questão de pesquisar e o google tá aí pra isso!

Eu nunca me consultei com uma nutricionista, mas pretendo fazer isso em breve. Já deixo claro que não estou atrás de dietas, e sim de alimentos que possam colaborar e melhorar a minha saúde e prática da atividade física.

Eu não sou nutricionista (era minha primeira opção no vestibular! hahaha), mas sempre pesquiso os benefícios dos alimentos na internet. É legal saber o que estamos consumindo, e também saber no que aqueles alimentos contribuem para o nosso organismo.

Ultimamente tenho comido muito peixe (grelhado ou assado) e um deles é o salmão!

Pra quem não sabe, o salmão é um peixe rico em ácidos graxos ômega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, além de reduzir o colesterol e também combater os triglicerídios!

Vale a pena consumir o salmão até 3 vezes por semana, ele é rico em proteínas e possui alto valor nutritivo superior ao das carnes vermelhas!

Eu costumo temperá-lo com pimenta, azeite de oliva, sal e um pouco de limão!

A tilápia (ou saint peter) também é outro peixe que eu consumo muito!

O sabor é suave, também é fácil de temperar (uso o mesmo do salmão) e fica ótimo assado ou grelhado. Possui menos de 5% de gordura, é rico em ômega-3 e proteínas, além de ajudar na prevenção de doenças cardíacas, neurológicas e articulares.

A clássica cenoura!

A melhor forma de consumo é crua mesmo, mas as vezes faço cozida (o que perde muitos nutrientes). Na verdade eu estou ensaiando a compra de uma panela que cozinhe os legumes no vapor, em breve faço isso! :)

A cenoura ajuda a diminuir o colesterol ruim do sangue, é ótima fonte de cálcio, magnésio e ferro. Além de prevenir úlceras, reumatismos, infecções urinárias e etc.

Essa nossa velha conhecida ainda ajuda a fortalecer os músculos, combate a anemia e ainda é coadjuvante no tratamento de diabetes. Ela também é fonte de vitamina A, B e C!

Além disso, a Cenoura é um alimento barato, fácil de encontrar e super rápido de fazer. Não tem desculpa, hein?!

Abobrinha!? Sim, eu adoro abobrinha!

Nem adianta olhar torto pra esse maravilhoso legume, viu!? Fica uma delícia refogada e possui baixo valor calórico (100g tem apenas 20kcal!).

É uma ótima fonte de vitamina A e B, potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio! A abobrinha também ajuda a controlar a hipertensão, justamente por ser um alimento rico em potássio.

Por conter 90% de água, a abobrinha é um alimento de fácil digestão, e que auxilia o funcionamento do intestino.

Tem várias receitas pela internet utilizando abobrinha, então é só pesquisar e correr pra cozinha! :D

Eu simplesmente amo brócolis, e com certeza dispensa apresentações né?

Ele é rico em cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio. Além disso, possui vitaminas A, C, B1, B2 e B6! O brócolis é muito conhecido por possuir propriedades anticancerígenas e também por evitar doenças do coração.

Outra notícia boa é que 100g de brócolis possuem apenas 36kcal. Mara, né?!

Eu consumo ele cozido, mas existem diversas receitas por aí que incluem esse alimento! :)

Batata doce!

Comecei a consumir recentemente, depois de encontrar algumas receitas ótimas com ela.

Ela é uma ótima fonte de carboidratos, fibras e vitaminas B e C. Além disso, ajuda na regeneração sanguínea, previne a hipertensão, regula o sistema nervoso, digestivo e também combate a obesidade.

Ela é muito consumida por quem faz academia, justamente pelo baixo índice glicêmico, pois libera gradualmente a energia contida e evita os picos de insulina no sangue e acúmulo de gordura. Também proporciona maior sensação de saciedade!

É legal consumir cozida ou assada! :)

Mais simples do que isso é impossível! Não tem segredo nenhum nos alimentos que eu consumo, e tudo é uma questão de não ter medo de provar novos alimentos e pesquisar na internet maneiras de preparo.

Gosto muito das receitas do blog “Gostosinhas” e também das receitas da Bárbara Eckhonen – do Blog Fitnistas!  Também sempre estou de olhos nas receitas da Boa Forma, tem umas bem simples e fáceis de fazer! :D

Ah, e lembrem-se SEMPRE de comer de 3 em 3 horas! Para emagrecer tem que comer, viu?!

Espero que tenham gostado!

Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu sou uma magra gorda, isso msm, sou magra mas minha barriga ta cada vez mais saliente :D tenho uma alimentação terrível, desorganizada, sem vitaminas, praticamente só a base de gorduras, e lendo esse post hj me caiu a ficha de q posso comer melhor, é só ta buscando novas receitas e comendo mais legumes e verduras de formas variadas … tenho q deixar a preguiça de lado, esse post me ajudou muito, irei rever meus conceitos de alimentação.

    Obs.: posso comprar o brócolis congelado? ele tbm serve?

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Eu gosto mais dele ‘normal’ mesmo!
    Acho a textura do congelado muito estranha!
    BJSSS

    [Responder]

  2. Oi Claudinha adorei as dicas principalmente dos peixes o resto eu ja como regularmente principalmente pq tenho uma bebe de 2 anos e tenho que dar o exemplo pra ela né??A abobrinha costumo comer ela crua passo ela no ralador e pronto so comer rsrsrs bjs

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Que legal Aline! :D
    bjsss

    [Responder]

  3. Ótimo post Claudinha!
    Eu estava firme e forte, mas chegou a TPM e eu enfiei o pé na jaca legal.
    Com determinação é completamente possível mudar nossos hábitos alimentares.
    Beijos

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Obrigada Val!!
    Bjsss

    [Responder]

  4. Adorei as dicas, Claudinha! Eu como tudo isso que você come tambem, rsrs!
    Claudinha, eu fui até conferir seu instagram pra ter certeza.. você precisa visitar o blog da Mimis, ela dá dicas ótimas e o instagram dela é recheado de pratos saudáveis! segue ela lá! @blogdamimis eu adooooro! rsrs
    beijooo! voce é lindaaaa!

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Valeu pela dica, Patty!! :D
    Bjsss

    [Responder]

  5. Claudinha… eu tb gosto do salmão… mas os que a gente consome no Brasil não são mto bons… pq são peixes de cativeiro… e por isso não tem tantos nutrientes e omega 3. Fora que na criação do Salmão… adicionam corante na ração deles… pra carne ficar mais laranjinha e tb antibióticos (já que os peixes de cativeiros tem boas chances de pegar fungos). Eu amo salmão e não tenho deixado de comer… mas depois dessas informações eu tenho consumido bem menos. Tb como Tilápia mas eu acho aquele gosto de terra (típico de peixes de água doce) bem ruim… agora eu vou experimentar o congro rosa… falaram que no Mercado do Peixe (aqui em Santos) acha com facilidade… e o sabor é ótimo (tb tem poucas calorias).

    Ah… o limão é ótimo para temperar peixes… mas só se você for fazê-lo na hora… ou espremer em cima depois de feito… pq tanto o limão quanto o vinagre… cozinham a carne do peixe… por isso não é bom temperar com eles de véspera!

    E vamos que vamos com a RA… comecei a fazer esse ano e já vi mtos resultados… além do peso… o pique é outro né?

    Bjão

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Tudo bem Fê, não vou deixar de comer peixe por isso! rs
    A tilápia que compro não vem com gosto de terra, na verdade acho o sabor beeeem suave!!
    Infelizmente aqui em SP não conheço nenhum mercado de peixe, então acabo comprando na feira ou mercado mesmo.
    Não tempero peixe pro dia seguinte não, faço tudo na hr msm
    ]
    Bjs

    [Responder]

  6. Claudinha, adoro acompanhar seus pratos, que além de serem saudáveis parecem bem saborosos. Eu comecei uma dieta há 20 dias… no almoço eu sempre como beterraba,cenoura, tomate, alface, pimentão vermelho e as vezes como jerimum…além disso como carne vermelha ou frango ou peixe e uma vez perdida mesmo eu coloco uma colher de arroz ou de feijão. Gostaria de saber se todo dia além das verdura/legumes e carnes, vc come arroz ou feijão ou macarrão. Sim, ai a tarde como ou uma barra de cereal ou uma bolacha integral…e finalmente a noite eu como ou um pão integral com ricota (com peixe ou presunto ligth), tomate e alface ou uma sopa de legumes. Nunca fui a uma nutricionista e estou acima do peso…apesar de saber que vc não é nutricionista hehe gostaria de saber se vc acha essa dieta boa. Ah, e responde se vc come arroz ou feijão no seu dia-dia. Adoro seu blog. Obrigada!

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Como sim, Elaine!
    Feijão eu não como muito pq não sou lá muito fã, e também tenho preguiça de cozinhar!
    Arroz eu faço todo dia, mas tenho comido só no almoço mesmo. Quando não como arroz integral, como macarrão integral ou batata doce.
    A tarde eu sempre como uma fruta,e se for antes da academia faço um sanduiche leve com pão integral.
    A noite eu tenho evitado carboidrato, as vezes eu como, mas normalmente é peixe ou carne, com legumes e salada verde mesmo. :D
    Bjs

    [Responder]

  7. Ai, melhor que nos sentir bem com nós mesma é fazer o mesmo com quem gosta da gene, né?
    Seu blog é lindo e você mais ainda, Claudinha! Continue nos incentivando, faz um bem danado pra nós leitoras.
    Beijos e carinho.

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Obrigada Ma!
    Bjsss

    [Responder]

  8. Adorei suas dicas,tb me alimento super bem.Como eu nao tenho panela que cozinha a vapor, eu pico alguns legumes(cenoura, baroa,brocolis,abobora,vagem)e qdo seca primeira agua do arroz(integral)eu coloco os legumes e deixo acabar de cozinhar com os legumes.Fica ótimo.

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Boa dica, Maira!
    Bjsss

    [Responder]

  9. Clau… compre uma panela de arroz elétrica… nela vem com um acessório pra cozimento de alimentos… muito bom enquanto vc faz seu arroz integral já vai cozinhando suas verduras :)

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Sim, quero comprar uma mesmo!
    Bjsss

    [Responder]

  10. Legal!:P
    Tambem gosto muito de abobrinha,fiquei curiosa em relação a batata doce:nunca comi!
    Evito a batata por achar calórica,no caso dessa que é doce a caloria é igual?!
    Voce daria uma otima nutricionista!:P

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Acho que 100g possui 116kcal! :D
    Bjssss

    [Responder]

  11. Claudinha,
    Te acompanho ja faz um tempo, quero dizer que adoro seu trabalho.
    Sou farmacêutica e trabalho com alimentos funcionais, gostaria de fazer uma pequena correção.
    Nem todo salmão e peixe possui ômega-3, apenas os peixes de águas profundas e marinhas, dependendo do salmão é criado em cativeiro por ração, e só possui contaminantes tóxicos mercúrio, chumbo, cadmio, como os que ingerimos ao ir em restaurante japonês, pois a maioria vive em cativeiro!
    Mas parabéns pela sua alimentação e pelo seu trabalho!

    beijos

    Laisa

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Obrigada Laisa
    Bjs

    [Responder]

  12. passei só pra dar a dica de q dá pra fazer legumes no vapor usando um escorredor de macarrao de aluminio (redondo) sobre a panela com 2 dedinhos de água e um tampa. nao precisa comprar panela especial ;)

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Ahh valeu pela dica, Carol!
    Vou testar!!
    Bjssss

    [Responder]

  13. Claudinha seu diario de dieta tá show!!!!!

    Linda, vc sabe me indicar um site internacional onde eu possa comprar a base e o corretivo pro longwear mac, na bregittes é suuuuuuuuuuuuuper limitado e ñ tem minha cor que é base nc42 e corretivo nc35, se puder me ajudar agradeço!!!

    Beijos!!!!!

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Putz, pior que só conheço lá!
    Já tentou nessas lojinhas de meninas que enviam pra cá? Tipo a Safira Beauty!?
    Bjsss

    [Responder]

  14. Claudinha! Adorei o posto, tambem consumo demais esses alimentos! Pra quem tem dificuldade em comer legumes, tambem fica bebem gostoso cozinha o arroz (integral, claro) com pedacinhos de cenoura, brócolis, entre outros! Fica uma delícia!
    Ah, e esses dias eu aprendi uma receita MARA com abobrinha! Corta ela bem fina, no comprimento, e da uma leve grelhada nela….deixa esfriar e recheia com algum queijo magro, tipo ricota (eu usei ricota temperada com um pouco de azeite extra virgem, salsinha e cebolinha), e depois enrola! Fica muito muito gostoso, cai muito bem com Saint Peter grelhado ;)

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Hmmmmm boa dica hein, Amanda!
    Arrasou! :D
    Bjsss

    [Responder]

  15. Claudinha, tenho uma pergunta relacionada à sua vida saudável, mas que não é sobre alimentação, mas você pode me tirar uma dúvida enorme?
    Como você consegue malhar e cuidar do cabelo? Eu estava malhando e odiava ficar com o cabelo suado, aí parei de malhar…rs
    Você lava todo dia? Se eu fizer isso, vai virar palha.
    Você súper me inspira, adoro você! Beijão!

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Lavo todos os dias, Carol!
    Ultimamente não tem outro jeito, e aquele 3 minute miracle tem sido meu melhor amigo! :D
    Bjss

    [Responder]

  16. Claudinha adorei o post, como sempre vc atenciosa com suas leitoras, gosto muito de vc viu!
    Acabei de ter bebê logo logo vou retomar atividade fisica e continuar com a alimentação balanceada que mantive na gestação, vou seguir sua dica sobre abobrinha…bjs e obrigada!

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Ah que legal!! :D
    Bjssss

    [Responder]

  17. Oi Claudinha…

    tenho uma dica pra cozinhar os legumes no vapor, coloque em um saquinho plastico amarre fure ele com um garfo e coloque no microondas na função legumes, fica ótimo e conserva todos os nutrientes!!!

    sucesso… adoro vc!

    bju

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Ah mas eu não tenho microondas!!
    Bjsss

    [Responder]

  18. adoro tudo que tem ai,só não consegui me adapta a comer cenoura,coisa que eu queria muito,pois ela é muito rica ..
    Gosto muito dos seus posts sobre alimentação Claudinha *-*
    pois tbm nao quero emagrecer e sim ser saudavel
    beijoss

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Obrigada Pri!! :D
    Bjsss

    [Responder]

  19. Amei o post Claudinha! To sempre por aqui mas nunca dá tempo pra comentar…
    Tbm sou apaixonada por brócolis. Estou tentando me alimentar melhor e esse post foi um super incentivo!
    Bjus

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Obrigada Fabi
    Bjs

    [Responder]

  20. Adorei!!
    Vc não tem anemia?
    Pq estou tentando comer saudavelmente…mas tenho medo de ficar anêmica por não consumir carne vermelha.
    Beijo

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Oi Quezia!
    Esse não é o meu cardápio, e sim alguns dos produtos que eu consumo no meu dia a dia.
    Eu como carne vermelha sim, pelo menos 1x por semana!
    Bjsss

    [Responder]

  21. Claudinha! Adoro seu blog. Esse post nos faz perceber que dieta/reeducação alimentar não é só coisa de “ryco”, hehe. Ontem comprei banana, cenoura e alface e gastei R$ 3,50, vou consumir em uns 3 dias. Simples não? Tu ta dando a maior força pra quem tem dúvidas em alimentação saudável, e mostrando que não tem mistério! Beijo e parabéns de novo.

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Algumas coisas infelizmente são mais caras, mas no geral dá para adaptar sim!! :D
    Bjsss

    [Responder]

  22. Eu denovo…

    então eu tb não deixo de comer… até pq eu amo comida japonesa… e o que seria dela sem o sashimi e o niguiri de salmão? hehe. Mas em casa eu tenho comido outros peixes. Sobre a Tilápia… deve ser meu paladar então… ele é mto aguçado… o q é bom mas nesse caso ruim.

    Tb compro o peixe no supermercado (a preguiça de ir na feira é grande) mas esse Congro Rosa só tem no Mercado do Peixe… aí vou ter q ir lá… fazer o q né? Tudo em nome da RA!

    Bjão

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Ahh entendi!
    Vou procurar esse congro rosa!! :D
    Bjsss

    [Responder]

  23. Pingback: O BOOM da semana! | Too Girly

  24. Claudinha te acompanho há algum tempo!
    Vc nunca foi uma das blogueiras mais simpáticas e prestativas!
    MAS, ultimamente vc vem exagerando!
    Em vários posts fica claro sua arrogância e muitas vezes o deboche para com as leitoras.
    Sua resposta nos comentários na maioria é apenas Obrigada Bjss, as vezes responde apenas parte do que foi perguntado. Raramente vc responde completo. Não vejo interesse da sua parte em interagir com suas leitoras de nenhuma forma.
    E nunca vi um comentário seu motivador, animador… sempre seca.. dando a impressão de obrigação e saco cheio por estar fazendo isso!
    Tipo ufaaa tudo respondido! (com um apenas um ctrl c e ctrl v na maioria)
    Acredito que o blog seja seu trabalho e como em todos trabalhos existem seus inconvenientes, não podemos viver apenas das partes boas e glamour.
    Entendo que as leitoras são suas clientes e devem ser tratadas com mais carinho e atenção.
    Fiquei indignada com a primeira frase desde post, claramente reclamando de receber muitas perguntas. Vc deveria agradecer.
    Li esse post no dia q vc postou, desde então venho reparando bem no seu blog.
    Fiz questão de voltar neste post pq pra mim ele esta bem arrogante no inicio.
    Hoje resolvi te escrever tudo isso na maior educação, como uma forma apenas de expressar minha opinião (leitora que esta do outro lado) e não como forma de critica.
    Espero de verdade que vc entenda e responda de verdade.
    Bj

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Oi Helô
    Que pena que você pensa dessa forma.
    Acredito que se eu faço um post tão simples como esse, é justamente pq penso nas pessoas. Mas não dá pra agradar todo mundo né?!
    Eu acho muito mais carinhoso responder um simples ‘obrigada’ para aquelas que deixam comentários do tipo “que lindo” “adorei” e etc do que apenas aprovar e não dizer nem uma palavra. Se vc reparar blogs grandes como o meu, nem se dão a esse trabalho.
    Quero deixar claro aqui que sou eu que cuido de tudo sozinha, não tenho uma ‘equipe’ ou assistente como algumas por aí tem. Se vc lê o blog, assiste os vídeos, recebe respostas dos comentários e vê o que eu posto nas minhas redes sociais tenha ctza que é tudo feito por mim.
    Trato com carinho sim todas as minhas leitoras, e agradeço por por tê-las.
    Os meus posts aqui são como conversa de amiga, e acredito que tenho intimidade para falar desse jeito. Quem me acompanha há anos me conhece, e tenho certeza que não se ofende. Mas enfim, infelizmente nunca vou conseguir agradar todo mundo,
    Bjs

    [Responder]

  25. Obrigada pela resposta Claudinha!
    Mas infelizmente a minha opinião continua a mesma, ainda mais apos a resposta.
    É obvio que não podemos agradar a todos, mas se esforçar para isso com certeza podemos.
    Comparação é algo que não costumo utilizar na minha vida, é algo irrisório, depende muito do degrau que vc esta e para onde olha, se olhar para cima será a pior e se olhar para baixo será a melhor.
    Sobre cuidar de tudo sozinha, isso é uma opção sua!
    Em nenhum momento citei que você cuida mal (quem sou eu para isso) apenas dei minha opinião do que vc transmiti pra mim.
    Entendi o que quis dizer, essa é sua personalidade, sinceramente exposta no blog.
    Parabéns pelo seu trabalho, o conteúdo é muito bem feito porém sua comunicação não me agrada como leitora!
    Sucesso!

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Que pena, Helô!
    Bjs

    [Responder]

  26. Nossa, nao sei mais o que eu faço, estacionei, e so perco no maximo 3 quilos… Me espelho em voce, ja que tenho mesma altura, e o seu antigo peso, tem alguma dica? bjssssssss

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Infelizmente não tenho como te ajudar, nath!
    O que passo aqui são as coisas que aprendi, mas não sou profissional na área.
    Nesse caso é melhor vc consultar uma nutri e ver oq pode melhorar!
    Bjsss

    [Responder]

  27. Claudinha, vi vc há uns anos em uma Beauty Fair, na época eu ainda tinha um blog de esmaltes, ver como vc conseguiu transformar seu corpo com tanta garra e determinação está sendo fantástico, um baita exemplo para todas nós! Sobre o cozimento a vapor dos legumes deixa eu te dar uma dica: comprei uma panela que cozinha à vapor (comprei no shoptime) e estou amando, vale o investimento! Grande beijo e parabéns! Suce$$o sempre!

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Muito obrigada viu, Silmara!!!
    Ahh eu vou pesquisar sobre, mas obrigada pela dica!
    Bjssss

    [Responder]