A Minha Experiência com o DIU Mirena

Hoje vou fazer um relato bem íntimo pra vocês, pois eu acho muito legal essa troca de informações que temos aqui no blog e também no meu canal no Youtube.

Antes de decidir colocar o DIU Mirena eu li bastante a respeito, conversei com amigas que tinham e também com a minha ginecologista para eu ter certeza da minha decisão.

Por isso resolvi contar a minha experiência pra vocês, cada corpo é um corpo, e quanto mais informação melhor.

Eu não me adaptei a pílula anticoncepcional e depois de ler tantos relatos na internet a respeito dos riscos, decidi que aquele não era de fato o método que eu queria para mim.

Sei que muitas começam a usar para controlar problemas de pele, mas como pra mim não era o caso, resolvi ir atrás de alternativas.

Vale lembrar que nenhum desses métodos previnem doenças, tá? 

diuclaudinha

No ano passado eu coloquei o Mirena e desde então estou satisfeita, por isso depois desse tempo usando resolvi contar o que eu achei.

Fiz um vídeo falando sobre o assunto, mas vou resumir aqui no blog também.

O DIU Mirena é um dispositivo, no formato de “T”, que fica dentro do útero liberando por dia pequenas doses do hormônio levonorgestrel, evitando dessa forma a gravidez.

Diferente da pílula, em que o hormônio fica na corrente sanguínea e a dose é maior, com o Mirena ele fica somente no útero.

Ele é um dos métodos contraceptivos mais seguros e muito indicado para quem tem um fluxo menstrual muito intenso, que era o meu caso.

Minhas amigas que usavam o Mirena não menstruavam, e eu fiquei bem animada com essa possibilidade pois meu fluxo sempre foi muito intenso.

Depois de fazer todos os exames, minha médica disse que estava tudo certo e colocamos.

O Mirena tem algumas contra indicações, para pessoas que já tiveram câncer, diabetes e algumas outras coisas, por isso converse sempre com seu médico.

Quando coloquei minha médica disse que não teria como prever se a minha menstruação cessaria ou não, mas me garantiu que a minha TPM iria diminuir.

Pois bem…essa danada da TPM não diminiu!

Minha menstruação sempre foi muito certa, como um relógio, mas logo que coloquei o Mirena ela ficou bem desregulada.

Isso durou uns meses e hoje ela ainda vem, certinha, mas bem menos do que sempre vinha antes. Hoje a intensidade é menor e a duração também.

Tirando o fato da minha TPM não ter diminuido, eu já estou bem satisfeita com a diminuição do meu fluxo menstrual. Além disso, o Mirena é mais um método contraceptivo que tenho.

Não quero ter filhos agora, então quando eu resolver engravidar basta eu tirar o Mirena e pronto. Ele não altera a fertilidade e você não precisa esperar um longo período para engravidar.

Sendo muito sincera, eu gostei muito e depois que eu tiver meu primeiro filho pretendo colocar novamente.

O cuidado que você precisa ter é realizar os exames de rotina, que seu próprio médico solicita.

Ele é um método mais caro, porém como dura 5 anos eu acho que vale muito a pena. No meu caso, que foi particular, paguei R$2.000,00.

Alguns convênios cobrem, por isso vale a pena pesquisar direitinho tá?!

Sei que esse é um assunto muito pessoal, que as vezes o que funciona pra mim não vai funcionar pra você (inclusive tenho amigas que não deram certo com o mirena), mas achei legal contar a minha experiência pra vocês.

Espero ter ajudado quem está na dúvida e pesquisando sobre esse método! :D

Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nossa clau que bacana.
    Eu tenho pensado bastante em trocar as pílulas pelo DIU, já fazem muitos anos que eu tomo pílula mas to querendo mudar já faz um tempo. Tenho lido muito sobre o DIU e tenho certeza que seu vídeo vai ajudar muito também :)

    Current score: 0

    [Responder]

  2. Oi Claudinha, ótimo assunto. O relato da sua experiência pode ajudar muitas pessoas que estão na dúvida sobre o assunto. Sabemos que cada pessoa reage de uma forma, mas é sempre bom a opinião de quem já utiliza o método. Abraços.

    Current score: 0

    [Responder]

  3. Achei bem legal você ter abordado esse assunto Claudinha, eu tinha dúvidas que acabei tirando vendo seu vídeo, gostei muito , vou conversar com minha Gine e ver se posso usar tbm.
    Muito bom.
    Super beijosss

    Current score: 0

    [Responder]

  4. Oi Clau, ótimo vídeo! Eu uso o DIU de cobre porque não queria nada de hormônio em mim (mesmo que fosse pouco rs), infelizmente o de cobre aumentou meu fluxo menstrual, mas não me incomoda, até porque o meu era normal… o resto é tudo maravilha, pra quem não tem um fluxo intenso, eu indico :) Beijos

    Current score: 0

    [Responder]

  5. Oi Clau, ótimo vídeo! Eu uso o DIU de cobre porque não queria nada de hormônio em mim (mesmo que fosse pouco rs), infelizmente o de cobre aumentou meu fluxo menstrual, mas não me incomoda, até porque o meu era normal… o resto é tudo maravilha, pra quem não tem um fluxo intenso e quer se livrar de hormônios, eu indico o de cobre :) Beijos

    Current score: 0

    [Responder]

  6. Clau! Adorei o seu relato! Qual é o médico que colocou o Mirena? Eu tb moro em SP e queria um médico confiável.

    Beijoss lindaaaa

    Current score: 0

    [Responder]

  7. Eu também li muito sobre o Mirena depois que minha medica indicou, gostei muito dos relatos que li e já marquei em janeiro para colocar :) Espero que funcione e diminua a TPM hahaha

    Current score: 0

    [Responder]

  8. Eu também li muito sobre o Mirena depois que minha medica indicou, gostei muito dos relatos que li e já marquei em janeiro para colocar :) Espero que funcione e diminua a TPM hahaha

    Beijos

    Current score: 0

    [Responder]

  9. MTO LEGAL VC ABORDAR ESSE TIPO DE ASSUNTO CLAU.
    MORRO DE VONTADE DE PARAR COM A PILULA…NA MINHA PROXIMA CONSULTA VOU CONVERSAR COM ME MEDICO.
    BJS

    Current score: 0

    [Responder]

  10. Gente, coloquei a 9 meses. Meu fluxo aumentou muito. Minha TPM continua e o que aliviou foi minha enxaqueca. Na verdade apenas aliviou. Não parou.
    Nesse tempo mudei de Gine. Que me aconselhou a fazer novos exames pois não é normal usar o Mirena e ter o fluxo maior que antes. Fiz os exames e Esta tudo ok.
    O médico que fez o exame achou muito estranho. E me questionou se era mesmo o Mirena ou o de cobre. Era para ser o Mirena. Vou pedir para médica tirar. Ah…minha pele também piorou muito. Óleo puro. Espinhas…entao…só por Deus…rs
    Mas é algo muito pessoal. Eu pesquisei bastante antes de colocar. E sabia do que poderia acontecer…rsrs

    Current score: 0

    [Responder]

  11. Uma vez vi um post seu dizendo que não queria ter filhos.
    Que legal que tenha mudado de idéia
    Adorei o posto. Parabéns.

    Current score: 0

    [Responder]

  12. Adorei o teu relato.. eu já estou à uns meses sem tomar anticoncepcional exatamente por ler relatos de pessoas que tiveram algumas sequelas… e no momento só estou usando a camisinha mesmo, mas fiquei interessada em conhecer um pouco mais sobre o DIU.. irei conversar com meu médico

    Current score: 0

    [Responder]

  13. Adorei. Bem útil e informativo. O assunto é pessoal e íntimo, mas faz parte da vida de toda mulher e deve ser discutido. Gosto muito quando o tema é tratado em revistas e achei bem interessante você falar sobre isso por aqui.

    Current score: 0

    [Responder]

  14. Adorei estou pensando em colocar pois ja tomei varias pilulas e todas me da algum sintoma ruim. E minha medica disse que o Mirena é muito bom. Adorei seu depoimento.

    Current score: 0

    [Responder]