A Minha Experiência com o DIU Mirena

Hoje vou fazer um relato bem íntimo pra vocês, pois eu acho muito legal essa troca de informações que temos aqui no blog e também no meu canal no Youtube.

Antes de decidir colocar o DIU Mirena eu li bastante a respeito, conversei com amigas que tinham e também com a minha ginecologista para eu ter certeza da minha decisão.

Por isso resolvi contar a minha experiência pra vocês, cada corpo é um corpo, e quanto mais informação melhor.

Eu não me adaptei a pílula anticoncepcional e depois de ler tantos relatos na internet a respeito dos riscos, decidi que aquele não era de fato o método que eu queria para mim.

Sei que muitas começam a usar para controlar problemas de pele, mas como pra mim não era o caso, resolvi ir atrás de alternativas.

Vale lembrar que nenhum desses métodos previnem doenças, tá? 

diuclaudinha

No ano passado eu coloquei o Mirena e desde então estou satisfeita, por isso depois desse tempo usando resolvi contar o que eu achei.

Fiz um vídeo falando sobre o assunto, mas vou resumir aqui no blog também.

O DIU Mirena é um dispositivo, no formato de “T”, que fica dentro do útero liberando por dia pequenas doses do hormônio levonorgestrel, evitando dessa forma a gravidez.

Diferente da pílula, em que o hormônio fica na corrente sanguínea e a dose é maior, com o Mirena ele fica somente no útero.

Ele é um dos métodos contraceptivos mais seguros e muito indicado para quem tem um fluxo menstrual muito intenso, que era o meu caso.

Minhas amigas que usavam o Mirena não menstruavam, e eu fiquei bem animada com essa possibilidade pois meu fluxo sempre foi muito intenso.

Depois de fazer todos os exames, minha médica disse que estava tudo certo e colocamos.

O Mirena tem algumas contra indicações, para pessoas que já tiveram câncer, diabetes e algumas outras coisas, por isso converse sempre com seu médico.

Quando coloquei minha médica disse que não teria como prever se a minha menstruação cessaria ou não, mas me garantiu que a minha TPM iria diminuir.

Pois bem…essa danada da TPM não diminiu!

Minha menstruação sempre foi muito certa, como um relógio, mas logo que coloquei o Mirena ela ficou bem desregulada.

Isso durou uns meses e hoje ela ainda vem, certinha, mas bem menos do que sempre vinha antes. Hoje a intensidade é menor e a duração também.

Tirando o fato da minha TPM não ter diminuido, eu já estou bem satisfeita com a diminuição do meu fluxo menstrual. Além disso, o Mirena é mais um método contraceptivo que tenho.

Não quero ter filhos agora, então quando eu resolver engravidar basta eu tirar o Mirena e pronto. Ele não altera a fertilidade e você não precisa esperar um longo período para engravidar.

Sendo muito sincera, eu gostei muito e depois que eu tiver meu primeiro filho pretendo colocar novamente.

O cuidado que você precisa ter é realizar os exames de rotina, que seu próprio médico solicita.

Ele é um método mais caro, porém como dura 5 anos eu acho que vale muito a pena. No meu caso, que foi particular, paguei R$2.000,00.

Alguns convênios cobrem, por isso vale a pena pesquisar direitinho tá?!

Sei que esse é um assunto muito pessoal, que as vezes o que funciona pra mim não vai funcionar pra você (inclusive tenho amigas que não deram certo com o mirena), mas achei legal contar a minha experiência pra vocês.

Espero ter ajudado quem está na dúvida e pesquisando sobre esse método! 😀

Beijos