Diário da Dieta: Treinamento Funcional

Sempre falo nas minhas redes sociais sobre a aula de Funcional que faço na Competition, e muitas leitoras tem dúvidas sobre como funciona essa aula. Vou tentar resumir um pouco e passar a minha experiência pra vocês.

Essa aula tem como característica principal a instabilidade durante a execução dos movimentos, melhorando a musculatura específica e a musculatura estabilizadora (abdominal). Ela reúne treinamento muscular, flexibilidade e equilíbrio.

Resumidamente é uma aula que trabalha força, agilidade, cardio e equilíbrio. Não é necessário nenhum aparelho (utilizamos muitos acessórios!), e sim a boa criatividade do professor. Na unidade que faço quem é responsável por essa aula é o professor Márcio Trivelato, e os exercícios que ele passa são muito bons!

Normalmente ele começa a aula com um aquecimento, e um dos que mais gosto é pular corda. Pode parecer simples, mas ele vai aumento o nível de dificuldade e exigindo muito mais. É um ótimo exercício!

Depois trabalhamos em circuito, onde ele monta algumas estações intercalando força, equilíbrio e cardio. A cada estação feita (dura cerca de 1 min cada), fazemos mais um exercício como corda, prancha e etc.

A aula dura 1 hora, é bem dinâmica e animada. Dá para usar tudo quanto é tipo de acessórios, e como disse no inicio do post vai da criatividade do seu professor, o meu por exemplo já mandou todos os alunos dar a volta na academia em pulinhos! Hahahaha…não foi fácil!

Pesquisei algumas imagens para vocês terem uma ideia mais clara de como são alguns exercícios.

Olhando assim parece ser tudo muito fácil, né? Mas gente…o negócio é puxado!

Os exercícios que usei para ilustrar o post não são nem metade do que ele passa pra gente em aula. Vale lembrar que cada aluno faz no seu ritmo, respeitando os limites do corpo.

Eu sinceramente adoro essa aula pois sempre tem novidade, dificilmente ele repete os exercícios, o que torna a aula muito mais interessante. Comecei a fazer desde que entre na Competition (em Janeiro!), costumo fazer 3x por semana e adoro!

Quem faz acompanhamento com personal, com certeza conhece muito desses exercícios né!? :D

Espero que vocês tenham gostado e entendido um pouco dessa aula que tanto falo. Queria muito poder filmar um pouco da aula pra vocês, mas fico com um pouco de vergonha! Hahaha…

Beijos

Imagens: Corpo a Corpo, Kilorias, Revista Capoeira e Exercício em Casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nossa parece ser bem legal, ultimamente tenho treinado em casa, e olha que mesmo assim ainda consigo ficar dolorida, uso pesos e eláticos que ajuda muito, tem razão na hora de malhar vai da imaginação!
    beijos

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Verdade, Cris!
    Bjsss

    [Responder]

  2. Oi Claudinha!
    Também faço aula de funcional e gosto bastante… mas confesso que bate um desânimo mtooo grande, pq a aula é mtooo cansativa.
    Admiro quem consegue fazer essas aulas em grupo e depois ainda vai malhar, pq eu custo a fazer um ou outro…hehehe
    Adoro seu blog!
    Bjs

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Jura?! Ah eu adoro qdo a aula é cansativa pq assim eu chego em casa exausta kkkkk
    Bjsss

    [Responder]

  3. Claudia gostei muito da sua publicação e gostaria de dizer que vc esta mandando muito bem nas aulas e melhorando a cada semana. Parabéns!!!
    Bjs!
    Marcio Trivelato

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Obrigada, professor! :D
    Bjsss

    [Responder]

  4. Claudinha, eu faço aula de treinamento funcional na praia. É uma combinação de exercícios aeróbios (corrida, polichinelos, pulos) com exercícios de força, usando bola, TRX, elásticos, etc. Aqui no Rio virou moda, tem tenda de assessorias que oferecem essa aula em quase todas as praias. É bem legal porque a areia ainda oferece mais resistência e fortalece bastante os músculos. Recomendo!

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Ahh que legal, Dani!
    Deve ser bem interessante fazer esse tipo de exercício na praia! :D
    Bjssss

    [Responder]

  5. Adoroo treinamento funcional! Na primeira aula saí morta e fiquei mega dolorida no outro dia. Falei que nunca mais ia, que aquilo não era coisa de Deus, bla bla bla. Depois, me toquei que “morrer” é que é bom, que ser puxado é que é ótimo e me rendi à aula. Infelizmente mudei de cidade e aqui não tem treinamento funcional em todo lugar… Tô fazendo agora pilates que incorpora exercícios de funcional.

    bjoo

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Hahaha mas é gostoso né?!
    Eu gosto pois não tem aquela rotina e tals, é bom variar um pouco os exercícios!!
    Bjsss

    [Responder]

  6. Adorei o post, deve ser uma aula muito divertida mesmo! Filma Claudinha, deixa a vergonha de lado, eu to curiosa pra ver e adaptar alguma coisa pro meu treino!

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Oi Dani!
    Eu vou tentar filmar sim! É que não queria filmar os alunos pq nem todo mundo curte aparecer né?!
    Mas vou pensar em uma solução!
    Bjsss

    [Responder]

  7. Ameeei o post! muito bem ilustrado. Moro no nordeste e essas aulas por aqui infelizmente custam uma fortuna! Gostaria muito de participar de um treino desses, vi outro dia na tv e fiquei super curiosa. Descupe a indiscrição, mas tá saindo em torno de quanto aí por São Paulo?
    Parabéns pelos resulatados! Bjo

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Oi Deys!
    Infelizmente não sei te dizer o valor, tenho parceria com a academia por isso não pago a mensalidade.
    Bjsss

    [Responder]

  8. Olá Claudinha…

    Já lhe acompanho a um tempinho pelo facebook, mas tenho me interessado muito pela sua tag de dieta e malhação.. Sempre to por aqui lendo suas dicas de maquiagem e sobre a sua dieta e isso tem me incentivado bastante a mudar meu corpo, sempre fui gordinha mas durante a faculdade tudo pioro, mas seu blog tem me auxiliado bastante, tanto que procurei uma nutricionista e vi o estrago que tava em meu corpo e comecei a luta contra a balança.

    muito obrigada por ter essa parte maravilhosa em seu blog e tenho tido você como inspiração.

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Ahh que bom, Michele!
    Fico feliz por vc!!
    Bjsss

    [Responder]

  9. ótima a ilustração Claudia… É possível me esclarecer uma dúvida? O melhor é fazer treino funcional todos os dias ou intercalar com a musculação? Meu objetivo é emagrecer, mas sem ficar flácida… Por isto que perguntei da musculação que te da um bom resultado.Você pode me orientar ? E quantas series seria mais indicado? bjs

    [Responder]