Os temperos que uso no meu dia a dia!

Desde que resolvi fazer reeducação alimentar demorei um tempão para conseguir me livrar dos temperos prontos.

Parece bobagem, mas é algo que estava tão em automático na minha vida que eu não conseguia substituir por outra coisa. O problema é que mesmo a versão light contém muito sódio, fora os outros ingredientes né?

Para vocês terem uma noção meio tablete de caldo de galinha “light” contém 948mg de sódio, que representa 41% dos valores diários indicado para consumo (com base em uma dieta de 2.000,00 calorias/dia).

Comecei a pesquisar na internet alternativas saudáveis para temperar os meus alimentos.

temperos-claudinha-stoco-5

Eu gosto muito de utilizar ervas frescas, minha mãe até plantou algumas pra mim aqui em casa, mas como não tenho uma grande variedade acabo comprando no mercado mesmo.

Além das frescas, tem as opções das ervas secas que não são tão saborosas porém são bem práticas!

temperos-claudinha-stoco-1

Alecrim não pode faltar aqui em casa, pois uso em praticamente tudo!

Esse dificilmente eu compro seco, pois acho aqueles de potinho mais prático e duram muito mais. Claro que o aroma e o sabor são bem mais suaves que o alecrim fresco, mas mesmo assim funciona muito bem.

Uso em frango, peixes e legumes!

temperos-claudinha-stoco-2

Sempre que vou fazer algum peixe de sabor mais suave, como a Tilápia por exemplo, utilizo o coentro para dar mais sabor.

Muitas pessoas não gostam, mas eu adoro o aroma e o sabor que ele possui!

temperos-claudinha-stoco-3

Como viver sem manjericão?!

Eu amo o aroma do manjericão e uso muito em molho de tomate. Sempre compro o fresco pois o sabor é muito melhor!

temperos-claudinha-stoco-4

Pimenta é algo que não falta na minha cozinha.

Utilizo diversas, amo aquela pimenta calabresa, mas no geral eu uso mais a pimenta do reino em grãos. Compro aquelas de potinho e coloco em um moedor, fica ótimo!

A pimenta em uso em todas as comidas que faço!

Além desses temperos uso muito cebola, alho e sal. A cebola eu já deixo picadinha em um potinho, assim não tenho o trabalho quando cozinho. Não utilizo muito sal, mas também não consigo evitar.

Para temperar frango e peixe gosto muito de utilizar alecrim, limão siciliano, sal e pimenta. Carne vermelha eu dificilmente faço em casa, mas quando faço utilizo apenas sal, cebola e pimenta.

Uma dica boa para quem não tem tempo é comprar aqueles potinhos com ervas frescas já higienizadas (fica naquela geladeira da área de verduras no supermercado). Normalmente vem um mix com a combinação para cada alimento (carnes, frango e peixes), e você pode até congelar.

Quando quero um sabor diferente no peixe acabo comprando esses potinhos. Também compro salsinha/cebolinha fresca em potinho e congelo para durar mais.

Outra opção é bater os temperos no mixer, e depois congelá-los em forminhas de gelo. Assim o tempero já fica pronto, e você não precisa de preocupar!

Beijos!