Os temperos que uso no meu dia a dia!

Desde que resolvi fazer reeducação alimentar demorei um tempão para conseguir me livrar dos temperos prontos.

Parece bobagem, mas é algo que estava tão em automático na minha vida que eu não conseguia substituir por outra coisa. O problema é que mesmo a versão light contém muito sódio, fora os outros ingredientes né?

Para vocês terem uma noção meio tablete de caldo de galinha “light” contém 948mg de sódio, que representa 41% dos valores diários indicado para consumo (com base em uma dieta de 2.000,00 calorias/dia).

Comecei a pesquisar na internet alternativas saudáveis para temperar os meus alimentos.

temperos-claudinha-stoco-5

Eu gosto muito de utilizar ervas frescas, minha mãe até plantou algumas pra mim aqui em casa, mas como não tenho uma grande variedade acabo comprando no mercado mesmo.

Além das frescas, tem as opções das ervas secas que não são tão saborosas porém são bem práticas!

temperos-claudinha-stoco-1

Alecrim não pode faltar aqui em casa, pois uso em praticamente tudo!

Esse dificilmente eu compro seco, pois acho aqueles de potinho mais prático e duram muito mais. Claro que o aroma e o sabor são bem mais suaves que o alecrim fresco, mas mesmo assim funciona muito bem.

Uso em frango, peixes e legumes!

temperos-claudinha-stoco-2

Sempre que vou fazer algum peixe de sabor mais suave, como a Tilápia por exemplo, utilizo o coentro para dar mais sabor.

Muitas pessoas não gostam, mas eu adoro o aroma e o sabor que ele possui!

temperos-claudinha-stoco-3

Como viver sem manjericão?!

Eu amo o aroma do manjericão e uso muito em molho de tomate. Sempre compro o fresco pois o sabor é muito melhor!

temperos-claudinha-stoco-4

Pimenta é algo que não falta na minha cozinha.

Utilizo diversas, amo aquela pimenta calabresa, mas no geral eu uso mais a pimenta do reino em grãos. Compro aquelas de potinho e coloco em um moedor, fica ótimo!

A pimenta em uso em todas as comidas que faço!

Além desses temperos uso muito cebola, alho e sal. A cebola eu já deixo picadinha em um potinho, assim não tenho o trabalho quando cozinho. Não utilizo muito sal, mas também não consigo evitar.

Para temperar frango e peixe gosto muito de utilizar alecrim, limão siciliano, sal e pimenta. Carne vermelha eu dificilmente faço em casa, mas quando faço utilizo apenas sal, cebola e pimenta.

Uma dica boa para quem não tem tempo é comprar aqueles potinhos com ervas frescas já higienizadas (fica naquela geladeira da área de verduras no supermercado). Normalmente vem um mix com a combinação para cada alimento (carnes, frango e peixes), e você pode até congelar.

Quando quero um sabor diferente no peixe acabo comprando esses potinhos. Também compro salsinha/cebolinha fresca em potinho e congelo para durar mais.

Outra opção é bater os temperos no mixer, e depois congelá-los em forminhas de gelo. Assim o tempero já fica pronto, e você não precisa de preocupar!

Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pimenta calabresa! Não pode faltar lá em casa. É um tempero maravilhoso, uso em quase tudo……..

  2. Claudinha amei essas suas dicas, já venho utilizando bastante alecrim, pimenta do reino e orégano (como sou nordestina, orégano foi algo que nunca faltou em casa), comecei minha reeducação alimentar inspirada por você e pela Camila do Pensando Magro, amooo ler post de vocês em relação a isso (na verdade comecei a acompanhar seu blog por causa disso e através do pensando magro, ai vi que aqui também tinha maquiagem, que eu amo – sou maquiadora e blogueira também).
    Não sei se você já conhece, mas aqui em casa tenho usado muito um sal que tem 66% a menos de sódio, só não lembro a marca agora

  3. Eu adoro ervas, com exceção de alecrim e coentro rsrs… plantei algumas mas não vingaram =/ e fresca eu não encontro sempre para comprar pq nem sempre posso ir à feira. Salsinha acho bem fácil, mas ainda assim eu chego do mercado lavo seco ela e congelo… na hora de usar eu raspo com a colher e sai o que eu preciso, já comprei a desidratada mas ela não tinha gosto de nada, congelando preserva o sabor e fica sempre à mão.

  4. Adoro dicas para cozinha..e confesso que sou apegada ao caldo knorr..antes não era adepta da pimenta ,mas estou usando e gostando..
    faça mais posts sobre alimentação Clau..faz vídeos de receitinhas 😀
    beijos

  5. Coentro é muito bom mesmo adoro! O utilizo também assim: Coentro + cebolinha ficam ótimos para temperar feijão e ser recheio de sardinhas fritas, só o coentro no molho de tomate, em canjas e sopas fica ótimo também hein.

  6. Gostei do post Clau!! E tenho duvidas, pois sou “ainda” adepta aos tablets de tempero. vamos lá: o alecrim: voce usa no frango/peixe ainda crus para aderir a essencia do alecrim na carne, certo? e no legumes vai tudo junto? quando esta ferventando voce adiciona depois retira? e o coentro é da mesma forma o uso?

    • Ahhh se livra disso! rs
      Eu coloco o alecrim no frango/peixe cru, antes de grelhar ou assar.
      Quando eu cozinho os legumes não uso nenhum tempero, pois guardo e deixo em potinhos na geladeira. Só tempero na hr que vou comer!
      Bjsss

  7. Claudinha uma dica de tempero pra ti então, gengibre ralado e manjericão, fica bom tanto em carnes como no frango, experimenta, tu vai curtir!

  8. Muito bacana o post!
    Aqui em casa quem cozinha é minha mãe, e ela só usa temperos prontos… difícil mudar essa “cultura” aqui em casa… 🙁

  9. Simplesmente amei as dicas Clau!! Vou tentar me reeducar, pois sempre uso o bom e velho sazon em praticamente tudo que eu faço =(

  10. Adorei! Tava mesmo esperando esse teu post.
    A gente acaba se acostumando com a praticidade dos temperos prontos, mas com certeza ervas frescas são muito mais saborosas. Eu também uso muito, em quase tudo, cebolinha e salsa. Como somos só meu marido e eu, pico tudo e congelo, senão estraga rápido.
    Tua mãe podia dar umas dicas de hortinha pra gente né! Não tenho dedo verde pra essas coisas.

    Beeijo!

    • Então, eu queria muito fotografar a minha mas ela não está numa fase florida! hahaha
      Quando eu for na minha mãe aproveito para tirar umas fotos da hortinha dela! 😀
      Bjsss

  11. Eu estou fazendo a Dieta Dukan e precisei me desapegar de todo tempero artificial. Estou usando muito cheiro verde, cebolinha e pimenta. Odeio coentro! Um grande benefício é descobrir novos sabores. Usar Knorr e Sazon em tudo é prático, mas todas as comidas ficam com o mesmo gosto…

  12. Adorei o post… tbm sou viciada em tempero completo, caldo de carne, todas essas coisas que a gente sabe que não presta rsrs

  13. Pingback: BOOM da semana! | Too Girly

  14. Olha Claudinha, ele realmente não salga muito bem não, como eu sou uma pessoa que não gosto de nada com muito sal (acostumada desde pequena, já que meu pai tem pressão alta) acabo não sentindo falta ao ponto de usar mais do que necessário, mas para quem gosta de salgar a comida é bem capaz de sentir falta (usei ele nos preparos da comida aqui em casa da minha mãe sem que ela soubesse, mas ela sentiu falta e acabou colocando mais sal comum, o que acabou não adiantando)

  15. Comecei levar minha comidinha para o trabalho, e percebir 3 coisas maravilhos: que minhas espinhas diminuiram , que fico menos inchada e que no final do mês sobra mais diindin… rsrsr. mas como moro sozinha, não compro quase nada de tempero porque estraga tudo
    e eu odeio desperdicio de qualquer coisa principalmente comida… Super amei essa dica! Bjus!

  16. Claudinha….. depois que vc ficou magrinha não postou mais nada sobre o assunto………… agardamos mais posts ok? Bjos