Identificando símbolos para lavagem de roupas

Para algumas isso pode parecer bobeira, mas só que já comprou um “elefante branco” (no caso, blazer branco com lapela preta) sabe como é importante ficar atenta aos símbolos para lavagem das roupas.

Lavo minhas roupas desde cedo, por isso quando a peça é mais delicada e eu não sei muito bem o que fazer consulto a etiqueta.

Os símbolos indicam os cuidados que devemos ter no processo de lavagem e secagem das peças. Encontrei uma tabela super completa com o significado de todos os símbolos, olhem só:

Agora ficou fácil, né?

No meu caso o blazer branco com lapela preta veio com a seguinte etiqueta:

Os símbolos significam: lavar em temperatura máxima de 30º, não usar alvejante, não secar em máquina, passar a ferro frio e lavável a seco em percloroetileno. Como eu sabia que a parte preta soltaria tinta, mandei lavar na 5àsec.

Para vocês terem uma noção, nem a lavanderia queria lavar pelo risco de danificar completamente a peça.

Eu insisti muito, assumi o risco e eles concordaram em lavar. Quando peguei o blazer vi que ele veio com uma etiqueta de “processo interrompido” justamente pelo fato de manchar. Voltou limpo e passadinho, mas não foi aquela lavagem completa.

Minha dica aqui é que vocês fiquem atentas a esse tipo de peça, ainda mais com essa moda de peças preto/branco. Na dúvida olhem sempre a etiqueta de lavagem antes de comprar o produto.

Espero que tenham gostado das dicas! <3

Beijos

Imagem: Banana Craft.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que post legal e útil. Na verdade eu nunca tinha me atentado para os símbolos nas etiquetas, mas depois de ler aqui nunca mais esquecerei. Só fiquei curiosa pra ver o famoso Blazer rsrsrs

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Putz, depois eu posto uma foto dele!
    Bjsss

    [Responder]

  2. Oi Claudinha, muito útil esse post. Eu tiro minhas dúvidas aqui em casa com o meu marido que- não me pergunte porquê- saca desses símbolos todos :) Mas tinha coisas que nem ele sabia…Eu sofro com as roupas da Zara, tudo vem escrito “Não lavar”…aí lá vou eu para a 5 a sec, não confio nem na lavanderia aqui perto de casa…um beijo grande, Jana

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Obrigada Jana!
    Bjsss

    [Responder]

  3. Muito útil Claudinha, o duro é decorar todos esses símbolos né? rsrs
    Já estraguei muita roupa, tenho que ser mais cuidadosa.

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Então, mas rola imprimir e deixar na lavanderia né? Assim não tem como esquecer!
    Bjsss

    [Responder]

  4. Esse negocio de peça que se mancha sozinha é complicado… Comprei um biquini que tem a calcinha no modelo curtininha branca com a amarração estampada em tons de rosa. Na hora de lavar, batata, o branco ficou rosado! Fiquei super chateada e acho que não deveriam fabricar uma peça com tecidos e cores que podem se manchar. Como no caso do seu blazer, não tem como tirar a lapela. E faz como pra lavar?

    Adorei o post, diferente e muito útil!

    beijos

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Putz é um saco né!?
    O blazer eu levei na lavanderia, e nem sei como foi o processo mas nunca mais compro peça assim
    Bjsss

    [Responder]

  5. Nossa Claudinha, mandou muito bem no post. Vou até imprimir as legendas e deixar na lavanderia de casa para nossa secretaria do lar. Ela lava tudo bonitinho, mas as vezes acontecem “probleminhas” hahahaa. Adorei o post utilidade publica. :)

    [Responder]

    Claudinha Stoco Reply:

    Obrigada Bárbara!!
    Bjsss

    [Responder]

  6. Pelo que sei, para as roupas que mancham é só deixar de molho com uma colher de vinagre e uma pitada de sal ou meio copo de sal deixando de molho por 40 minutos, o sal ele segura a tinta do tecido ;)

    [Responder]

  7. OLÁ CLAUDINHA! ACHEI MUITO ÚTIL ESSAS INFORMAÇÕES, MAS GOSTARIA DE SABER SUA DICA DE LAVANDERIA?

    MORO EM RECIFE E AS MELHORES QUE CONHEÇO SÃO “5ÀSEC” E “QUALITY LAVANDERIA”…

    DESDE JÁ, OBRIGADO!

    [Responder]

  8. Boa noite! Estou entrando em contato para solicitar uma orientação.
    Tenho um casaco com o símbolo de “lavar a mão ou à máquina” com temperatura máxima de 40ºC e também com o símbolo de “lavável com percloroetileno, solvente R113, hidrocarboneto e solvente R111”.
    A descrição do símbolo do círculo com o “P” me deixou uma dúvida. O termo “lavável” significa que “pode ser lavado” e não que é obrigatório esse tipo de lavagem. Como pode ser lavado a mão ou à máquina, estou entendendo que pode ser a mão com água, pois os produtos mencionados não poderiam ser usados na mão.
    Minha análise está correta?

    [Responder]