Drink de Sexta: Vinho branco!

Depois da cerveja vamos para outra bebida que eu gosto muito: vinho branco!

Não entendo muito de vinhos, sei apenas os que eu gosto que são os Lambrusco, vinho frisante e docinho. Fiz uma pesquisa e achei uma matéria bem interessante, olhem só:

“O Lambrusco é um vinho frisante, doce italiano  produzido na região da Emilia Romagna. Pode ser tinto, branco ou rosé. Uva tinta cultivada em toda a Itália, em especial na região da Emilia-Romana. Há mais de sessenta subvariedades conhecidas. Apesar de também produzir bons vinhos de denominação de origem, é mais conhecida no Brasil pelos vinhos frisantes, semi-doces e baixo teor alcoólico e que devem ser bebidos jovens.


Na Emilia predominam os vinhos: Lambrusco, da uva Lambrusco, entre Bolonha e Parma que é um Vinho normalmente frisante, combinando bem com a comida local. O exportado é fraco, frutado. Porém, ali na terra se toma o bom Lambrusco, seco, nota 10 como, por exemplo, o “Cru Magazzino”. Há também os Colli Piacentini e outros ao Norte, feitos com a uva Barbera, resultando em brancos ligeiros. Na Romagna há o “Albana di Romagna”, um branco elevado a DOCG. Ótimo, de cor intensa e um pouco tânico demais. Outros: Cagnina, Trebiano… Tanto quanto os vinhos, a Emilia Romagna brilha também pelos seus“Acetos Balsâmicos”, o Parmesão, e o presunto de Parma. A Itália é o líder mundial de vinho, produz e consome mais vinho que qualquer outro país no mundo. Há 1,2 milhões de vitivinicultores italianos e o consumo per capita é de 104 litros por pessoa. Os vinhos italianos correspondem a 60% dos vinhos importados pelos EUA e os vinhos também são exportados para a Alemanha e para a França.”

Esses são os que mais gosto:

  • Vinho Lambrusco Cavicchioli Dell Emilia Amabile Branco: Vinho italiano branco suave frisante, elaborado a partir de diversas variedades de uvas colhidas na província de Modena e Reggio Emilia na Itália. É um vinho levemente doce, de aroma intenso e frutado. Ideal para acompanhar aperitivos e também combina com os mais variados pratos de massa e risotos.Vinho importado da Itália. Preço: R$19.
  • Vinho Lambrusco Cella Frisante Bianco: Vinho italiano branco frisante fino e leve. Elaborado a partir de uvas viníferas brancas. Vinho importado da Itália. Preço: R$17.

Vocês gostam de vinho? Qual indicam!? Eu gosto dos tintos também, mas sempre erro quando compro rs.

Beijos.